Pilates é uma prática de exercícios físicos que visa o fortalecimento do corpo e melhora da flexibilidade, equilíbrio e postura. Uma das maneiras de se praticar Pilates é através do uso de aparelhos especializados, que oferecem resistência e auxiliam na execução dos movimentos. Neste artigo, vamos apresentar 5 exercícios funcionais que podem ser realizados nos aparelhos de Pilates.
1. “The Hundred” no Reformer: Este exercício é um dos mais clássicos do Pilates e pode ser realizado no Reformer, um dos aparelhos mais conhecidos da modalidade. O exercício consiste em deitar no aparelho com as pernas estendidas e os braços ao lado do corpo, levantando a parte superior do corpo e realizando movimentos de bombeamento com os braços enquanto conta até cem.
2. Leg Springs no Cadilac: Neste exercício, o praticante de Pilates deita no Cadilac, um aparelho que oferece diversas possibilidades de exercícios. Com as pernas posicionadas nos straps, o praticante realiza movimentos de flexão e extensão das pernas, fortalecendo os músculos das pernas e do abdômen.
3. Swan no Barrel: O exercício Swan consiste em deitar de barriga para baixo no Barrel, um aparelho que se assemelha a uma meia lua. Com as mãos apoiadas no aparelho, o praticante levanta o tronco e as pernas, trabalhando a musculatura das costas e melhorando a postura.
4. Side Leg Springs no Reformer: Este exercício visa fortalecer os músculos das pernas e do core. Com uma das pernas posicionadas nos straps e o resto do corpo apoiado no Reformer, o praticante realiza movimentos de abdução e adução da perna, aumentando a resistência e promovendo o fortalecimento muscular.
5. Teaser no Chair: O Teaser é um exercício avançado que desafia o equilíbrio e a força do core. No Chair, o praticante de Pilates se senta na plataforma e realiza movimentos de inclinação do tronco para trás, levando as pernas para cima e estendendo os braços, formando uma posição de V invertido.
Estes são apenas alguns exemplos de exercícios funcionais que podem ser realizados nos aparelhos de Pilates. A prática regular desses exercícios pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, como a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio. Consulte um instrutor de Pilates qualificado para aprender a executar os exercícios de forma correta e segura. Assim, você poderá aproveitar ao máximo os benefícios dessa modalidade de exercícios físicos.